Atualizado em 02/05/18 16:18.

Imagem para utilizar na aba Apresentação

Getúlio Antero de Deus Júnior

gdeusjr@ufg.br e gdeusjr@gmail.com

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC)

Getúlio Antero de Deus Júnior (1973) é Getúlio Antero de Deus Júnior (1973) é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1995. Ele recebeu o título de mestre e doutor pela Universidade Estadual de Caminas (UNICAMP) em 1997 e 2002, respectivamente. Atualmente, é Professor de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Regional Goiânia, Estado de Goiás. Antes de se tornar professor efetivo da UFG em 2002, foi professor em 1998 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de professor visitante na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) em 1999.

Os interesses de pesquisa do Prof. Getúlio Júnior abrangem as áreas de Artes, Comunicações Móveis, Design Thinking, Educação em Engenharia, Energia Solar, Propriedade Industrial, Propriedade Intelectual, Redes Neurais Artificiais, Televisão Digital, Telecomunicações e Teoria de Informação.

Atualmente, o Prof. Getúlio Júnior é Apresentador do Interprograma História das Invenções da TV UFG, Coordenador de Comunicação do Museu Viver Engenharia da EMC/UFG, Coordenador do Grupo de Educação Aplicada em Engenharia e Engenharia Aplicada em Educação (EnAEn) da EMC/UFG, Coordenador do Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti) da EMC/UFG, Coordenador Geral e Coordenador de Comunicação do ICAEEdu (International Conference on Alive Engineering Education), Diretor e Produtor do Grupo Clown Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes), Editor-Chefe do IJAEEdu (International Journal on Alive Engineering Education), Membro do Comitê Técnico do Programa da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), Presidente da Liga de Inventores da UFG e Tutor do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) da EMC/UFG.

O Prof. Getúlio Júnior orienta projetos de estudantes da EMC/UFG nos Cursos de Graduação de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, Especialização em Telecomunicações, Especialização em Engenharia Econômica e Financeira para Projetos de Investimentos, Especialização em Tecnologias para a Gestão de Negócios, Especialização em Instalações Elétricas Prediais, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. Além disso, ele participa como professor do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros (BRAFITEC) com o Institut Mines-Télécom, representado por: Mines Saint-Etienne; IMT Atlantique Bretagne-Pays de la Loire; Mines Albi; e Télécom Physique Strasbourg.

O Prof. Getúlio Júnior tem experiências como professor, pesquisador e/ou consultor ad hoc em projetos e programas específicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Centro de Seleção UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA Goiás), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNAPE), Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ademais, ele tem experiência em participação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a empresa Celg Distribuição (Celg-D).

A equipe de seu laboratório, o Laboratório de Engenharia Multimeios (Engemulti) da EMC/UFG, presta serviço de suporte na realização de videoconferências, treinamento presencial, soluções para o Ensino à Distância (EaD), desenvolvimento de soluções criativas para Internet, consultoria em videoconferência, transmissão de áudio e videostreaming e transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Mais recentemente, a equipe do Engemulti desenvolve aplicações móveis nas plataformas Android e iOS, como parte da integração dos resultados de pesquisas da graduação e pós-graduação orientadas pelo professor Getúlio Júnior.

Além de Professor e Engenheiro Eletricista, Getúlio Júnior é Artista auto-didata. Sua obra permeia as mais diferentes áreas, com destaque para: Artes Cênicas, Fotografia, Artes Gráficas, Design Industrial, Filmes Didáticos e Ambientais, Museologia e Programas de TV. Seu trabalho mais recente constitui de cinco Coleções de Obras de Arte Contemporânea devidamente catalogadas no Escritório de Direitos Autorais (EDA) na Biblioteca Nacional (BN) do Rio de Janeiro: (1) Grapes Series; (2) Cajuzinho-do-cerrado Series; (3) Orange Series; (4) Pineapple Series; e (5) Açaí Series. Ao todo, são vinte e oito Obras de Arte Contemporânea no formato 312 mm x 411 mm, orientação retrato, confeccionadas em papel alcalino branco, gramatura 180 g/m^2, com produção das peças em uma impressora 3D e filamento ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) na cor branca, pintura das peças com tinta esmalte à base de água nas cores vermelho morango, amarelo bico-de-tucano, azul beija-flor e preto, colagem das peças impressas pintadas utilizando cola branca, e escolha de moldura no formato 410 mm x 540 mm na cor natural da madeira, compatível com a cor marfim acetinado.

Fonte:

Mini-currículo