Veículo Elétrico das Engenharias da UFG

O Projeto de Pesquisa Veículo Elétrico das Engenharias da UFG (VE-UFG) tem por objetivo trazer a discussão os benefícios da adoção de veículos elétricos por meio de ações que envolvem diretamente integrantes dos três Cursos de Engenharia da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Assim, pretende-se com o desenvolvimento desse projeto, por em prática a conversão de um veículo a combustão em veículo elétrico, e expor os resultados à comunidade acadêmica e sociedade goiana, com popularização da ciência.

O projeto visa pesquisar, principalmente, a tecnologia envolvida na conversão de veículos a combustão em veículos com tração elétrica, utilizando apenas mão-de-obra interna, composta pelos bolsistas do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) e outros alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação interessados nesse projeto multidisciplinar e emblemático.

O projeto conta ainda com a orientação de professores dos Cursos citados. Em resumo, deseja-se:

• Despertar o interesse dos alunos pelo desenvolvimento de “tecnologias verdes”;
  • Dar oportunidade de prática de Engenharia para os alunos envolvidos no projeto;
  • Gerar conhecimento na área de veículos elétricos; e
  • Disseminar conhecimento adquirido no desenvolvimento de veículos elétricos para a comunidade acadêmica e sociedade goiana.

Confira a Logomarca e fotografias do UFGEV-1:

Logomarca UFG EV 1

Fotografia 1. Logomarca do UFGEVE-1 (UFG Eletric Vehicle, protótipo 1).

Equipe do projeto

Fotografia 2. Equipe presente na desmontagem do Veículo.

EV_PLACA_1

Fotografia 3. UFGEV-1 no estacionamento da EMC.

Interior do UFGEV-1

Fotografia 4. Logomarca do UFGEV-1 bordada nos bancos do Veículo.

Pesagem para calculo do CG

Fotografia 5. Pesagem do veículo para calculo do centro de gravidade (CG).

EV-PLACA_1

Fotografia 6. Momento em que a Equipe consegue retirar o motor do veículo.

Veiculo sem o motor

Fotografia 7. Veículo sem o motor.